quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sessão quebra -cabeça na Educação Infantil

Descrição: atividade de teste após três sessões em sala de aula com 30 minutos com peças variadas com o objetivo de preparar para uso de outros jogos mais elaborados.Estou aprendendo a editar.Neste vídeo não há intervenções pois Pedro já demonstrou domínio sobre o jogo de quebra -cabeça. Outra crianças necessitam de manusear mais vezes o brinquedo. Este material faz parte do acervo da escola. Trabalhei tal jogo como dinâmica psicopedagógica.

Tradicionalmente se pressupõe um uso de brinquedos, materiais e jogos em que se acredita que os conhecimentos de um tipo de 'Inteligência transitem facilmente para outro. Gardner revelou que este processo não ocorre de forma natural e precisa ser desencadeado pelo professor.

(...) cada inteligência é relativamente independente das outras e que os talentos intelectuais de um indivíduo, digamos, em música, não podem ser inferidos a partir de suas habilidades em matemática, linguagem ou compreensão interpessoal (Gardner, 1994)
GARDNER, Howard. As estruturas da mente - a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

Este é um pedacinho do meu trabalho sobre releitura

Enquanto espero a nossa volta realizo a atualização de postagens para matar a saudade e pensar um pouco sobre o meu trabalho.Releitura nunca é igual. Releitura é um modo singular de pensar uma forma, um desenho uma arte e uma ação sobre algo sem copiar. Não há espaço para copismo aqui nesta representação em arte. Sirva-se de alguns de muitos desenhos que eu tomo como meus mas não são meus. São só deles e eu penso como é difícil manter-se único e criativo na escola e na vida.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quebra- cabeça de madeira

Normalmente utilizo diversos materiais e não deixo a exploração seguir o caminho da tão somente espontaneidade. Para isto cito um pouco de Rousseau: Cerisara (...) Em ROUSSEAU, tanto o estudo da infância, cuja existência normatiza e nomeia, como a ação educativa aplicável a ela, por ele amplamente desenvolvida no Émile, podem efetuar-se de acordo com sua natureza. Diz ele : “Cada idade, cada etapa da vida tem sua perfeição conveniente, a espécie de maturidade que lhe é própria”. Esta afirmação, apesar de integrar um conjunto de máximas que em sua obra inauguram uma forma própria de pensar a educação da “criança da natureza” pela natureza, não significa deixar a criança à própria sorte, evoluir espontaneamente. Esta leitura, geralmente feita por educadores, desconsidera outros aspectos de sua obra , que, mesmo sendo extremamente polêmica, exalta o papel do educador na condução das crianças, às quais deve orientar em direção ao que é original. (CERIZARA, 1990, p. 48) CERISARA, Ana Beatriz. Rousseau: a educação na infância, S.P, Scipione,1990.

Quebra cabeça- madeira

E então para que serve um quebra -cabeça ?


Retomei a testagem por meio de quebra-cabeças de madeira.Perdi todo o material anterior graças a um bom computador que eu comprei.Mas tudo bem a vida continua. Eu fico observando e aprendendo a avaliar de maneira responsável estas crianças a mim conferidas. Quem sabe o fim da história? Eu ouço, observo e há sem dúvida alguma, muitas interferências auditivas ocorrem, pois aplicar a testagem com tantas crianças pedindo atenção ao mesmo tempo...ufa, fico cansada mas eu continuo a acreditar e aprender na Educação Infantil.
Eu estou aqui escrevendo inspirada na música Você não sabe o que perdeu ... aí vai a canção cuja letra é do Cachorro Grande .ah quando puder irei publicar algumas testagens importantes para a construção de uma avaliação sadia de crianças de 5 anos.

PRA ONDE EU VOU NÃO PRECISA DE DINHEIRO PRA ONDE EU VOU É ALEGRIA O TEMPO INTEIRO SE VOCÊ FOR NÃO VAI SE ARREPENDER MAS SE NÃO FOR O QUE É QUE VÃO DIZER? VOCÊ NÃO SABE O QUE PERDEU VOCÊ NÃO VIU O QUE ACONTECEU

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Avaliação na Educação Infantil



Documentação Infantil

Na minha concepção:avaliar é documentar e tecer algumas considerações a respeito do desenvolvimento da criança. Sempre procuro seguir algumas coisinhas: sua maneira de ver as coisas , sua capacidade de emitir conceitos sobre o que viu em seu período de maturação, sua técnica de desenho, que é singular, o plano de estímulos e experiências vividas, as atividades realizadas e o grupo no qual a criança está inserida.

Este é o Leonardo e sua evolução na produção de alguns de seus desenhos reproduzidos aqui. O primeiro desenho tema livre ( fevereiro) e outro( maio sobre o Pinguim)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

sábado, 4 de julho de 2009

Aprendendo com o devir

Gostaria de agradecer aos pais de meus alunos imensamente a oportunidade de revelar um pouco do que ocorre atrás dos muros desta escola especial em minha vida de professora.
Há muitas crianças felizes aqui e que confiam em nosso trabalho. Penso que um blog pode ter sempre muitas funções na vida de um professor mas este aqui é para mostrar principalmente o que pensam essas crianças pequenas e que são capazes de pensar muitas coisas, serem criativas e fazerem obras singulares.Sou completamente contra desenhos e produções estanques que comprometem nosso futuro como pessoas e estudantes. Vivi muito de minha infância assim. Fazendo exatamente o desenho que me mandavam fazer. Era infeliz e nem sabia. Cresci e fui estudar para ser professora e ensinar a viver a escola diferente. Claro que não é fácil!Agora que eu já sei um pouco eu estou fazendo da vida escolar destes pequenos um espaço de respeito a criação e a escola de infância deve ser isso. O slide show foi feito com base no estudo do quadro de Miró e da observação do balão do corredor. Fizemos algumas composições como podem ver na lousa com consulta e na mesa com montagem em mosaico. A respeito disso, sugiro ao professor que venha visitar a minha página que leia se puder a título de curiosidade o meu artigo: Aprendendo com devir infantil na edição 40 da revista Direcional e o livro O olhar em construção de Anamelia Bueno Buoro da editora Cortez

Um dia de observação de uma balão que incentivou a arte

sexta-feira, 3 de julho de 2009


Hummmm... uma paçoquinha vamos comer


Depois fomos brincar no parque um pouco depois de tanto trabalhar nossos pensamentos sobre Miró

Novos pensamentos sobre a arte na escola


A a atividade anterior foi realizada com base na releitura da obra de Joan Miró que estudamos na sala de aula.
Posteriormente fizemos nossos próprios desenhos a partir das reflexões acerca do quadro ao lado que infelizmente não sei o nome. Mas as crianças deram um nome para ele: uma mulher e um ovo gigante. Eu gostei deste nome acho que o Miró gostaria que fôssemos criativos.

mais arte







mais fotos da nossa arte

Uma parede de azulejo para pintar nossa arte

Segue nossa arte na escola e coisas lindas de se ver na infância querida. Você sabe quanto custa ter liberdade de expressão? Um tantão assim ó, do tamanho da cor azul, verde e amarelo que eu pinto e estico num braço, em dois braços com o meu pincel!
E então enquanto eu pensamentava eles pintaram alegres.Um filminho de leve de alguns artistas que ensaiam a troca de potinhos e espontaneamente em cooperação.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Joaninha na escola


Estava indo embora e a vi lá sozinha fugindo da minha câmera intrometida.