quarta-feira, 20 de maio de 2009

Novidades: o MEC divulgou os indicadores de avaliação de Educação Infantil de 2009

Segue link
http://revistaescola.abril.uol.com.br/educacao-infantil/indicadores-EI.pdf

segunda-feira, 18 de maio de 2009

memória e rotina

A memória desperta o interesse e a imaginação do homem desde a Antigüidade, contudo os primeiros estudos científicos foram realizados há pouco mais de um século. Hoje, graças aos avanços das ciências biomédicas, adquirimos uma razoável compreensão acerca dos mecanismos da formação da memória. Apoiados no fato de que animais inferiores têm encéfalos mais simples do que aqueles dos mamíferos superiores (espécie humana), e que seu comportamento e capacidade de aprender e lembrar são mais acessíveis às técnicas de laboratório, os estudos em invertebrados têm um papel fundamental para o conhecimento da memória(...)mas há gente achando que pode poluir nossa memória com textos desconcertantes e cultura embolorada. Vítimas da própria rotina reificante que em nada melhora na aparência das coisas. O profundo do ser se desintegra. sandra

domingo, 17 de maio de 2009

O reino da liberdade começa quando o trabalho torna-se atividade livre tanto em suas motivações quanto em seu conteúdo. (...) O problema é fazer de todo o tempo um tempo de liberdade e permitir que a liberdade concreta se encarne na atividade criadora. O problema é colocar a poesia no trabalho. A produção não é o negativo, que é preciso limitar o máximo possível, para que o homem possa se realizar no “lazer”. A instauração da autonomia é também – e em primeiro lugar – a instauração da autonomia no trabalho. (Castoriadis, apud AMORIM, 2000:54)

Eu fico pensando quais seriam as condições de um trabalho humanizante, capaz de permitir essa atividade criadora na docência. sandra